terça-feira, 15 de janeiro de 2008

A loucura e a idiotice

É tanta confusão que não se sabe exatamente onde fica a fronteira entre a loucura e a idiotice. Os tolos consideram os dois fenômenos como coisas iguais. Mas tem muita diferença entre um louco e um idiota. Como pega mal dar exemplos concretos, nominais vou repassar uma piada. Não tem lá tanta graça assim, nem é nova.

O cidadão passava de carro em frente ao hospício qdo o pneu furou. Tirou a calota, desparafusou os 4 parafusos, apanhou o estepe e fez a troca. De repente outro carro passou por cima da calota. Os 4 parafusos voaram e sumiram. E agora? Só então ele reparou q havia um louco na janela do hospício. Claro q dele não podia vir ajuda. Mas o louco olhando para ele ensinou: "Cada roda tem 4 parafusos, tira um de cada roda, fica com 3 para prender o estepe. E as 4 rodas ficarão presas cada uma com 3 parafusos".

O cidadão obedeceu, viu q o louco tinha razão, pensou em agradecer ao maluco, q da janela ria para ele amistosamente. Achou q era demais e perguntou: "Afinal, está aí no hospício por quê? Tenho a impressão q vc é muito normal".

Com o riso mais aberto ainda, o louco respondeu: "Estou aqui no hospício por ser louco, não por ser idiota."


O louco quando não atinge o estado da fúria, é inofensivo, não faz mal a ninguém, só a si mesmo, às vezes. Quanto ao idiota, esse sim, não muda, é sempre idiota. simplesmente idiota.

2 Comments:

Tatiana said...

Beth me disse que você também está recomeçando.
vim te visitar

Anônimo said...

Eu estou aqui por vários motivos, mas os principais talvez sejam:

- Não tive escolha, quando descobri já estava aqui;

- Talvez eu seja um pouco de cada um! ( Um tanto idiota, outro tanto louco);